FAMED em luto: homenagem ao professor de Pediatria Joel Martinez Peixoto, o “Joelzinho”

Postado por: Eduardo Rafael

O médico pediatra Joel Martinez Peixoto foi professor na FAMED até 2009. Muito querido pelos alunos, foi escolhido para ser o nome da Turma de 1989. Mas os ensinamentos do professor Joel não marcaram apenas essa turma. Inúmeros ex-alunos e professores da FAMED tiveram a oportunidade de trabalhar e compartilhar vivências profissionais com esse grande mestre.

Dr. Joel faleceu ontem, em decorrência da covid-19. Ele estava internado em um hospital de Campo Grande e faleceu 10 dias depois que seu irmão gêmeo, o ex-prefeito e advogado de Jardim, Joelson Martinez Peixoto.

Segue abaixo a singela homenagem da professora Maria Auxiliadora Budib, a Dorinha, representando a FAMED e a todos que aprenderam com professor Joel, eternizando-o em suas memórias e práticas profissionais.

“A vida nos traz mestres e, sem dúvida, o Professor Joel Peixoto foi um deles em minha história e de tantos outros colegas.

Sou da época dos ‘dois’ Joel, o de Freitas e o Peixoto. A cátedra de Pediatria da UFMS trazia uma constelação de grandes médicos . O ‘de Freitas’ nos apresentava todos os distúrbios hidroeletroliticos e seus pacientinhos renais crônicos. Joãozinho, Juscelino…

O ‘Joelzinho’0, o ‘Peixoto’ , apresentava a puericultura e sua diferença na vida de milhares de mães. Explicava sobre a amamentação, em época que o que ué se pregava era ‘leite’ industrial. Joelzinho versava sobre o vínculo mãe e filho, sobre a ‘constelação familiar’ muito antes do que conhecemos agora. Papinhas? Banhos? Prescrições? A importância do pediatra na sala de parto. Parece moderno, né? Exatamente isso. Eu tive essa sorte. Ter mestres. Em meados de dezembro meu professor me ligou pedindo meu olhar ao seu irmão gêmeo. Falávamos duas vezes ao dia para que ele soubesse do irmão. Até que ele também internou pela mesma causa: a Covid . Hoje ele partiu. Com tantas coisas para viver e ensinar, foi uma das vidas ceifadas por esse vírus. Ele que tanto explicava a importância do calendário vacinal não teve a chance de ser protegido pela vacina. Eu sei que está bem e no braço do Senhor. E em breve, seu lindo ‘Dante’ nascera com esta cegonha que sabe que o amor sempre se reinventa para ocupar o seu espaço. Descanse , mestre . Leve com o senhor a certeza que muito fez por tantos!”.