Equipe do LabDIP

Postado por: Eduardo Rafael

O Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP), da FAMED, apresenta caráter multiusuário e esta página visa a publicação de protocolos, normas de biosseguranças, relação dos equipamentos multiusuários, relação dos serviços realizados, agendamento de uso dos equipamentos pelos usuários do laboratório, bem como divulgação dos resultados das pesquisas ali realizadas.

 

O laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFMS é composto por uma equipe de professores e pesquisadores multidisciplinar.

Professores Responsáveis

Anamaria Mello Miranda Paniago – Graduada em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS (1987), com mestrado (2000) e doutorado (2005) em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora associada da Faculdade de Medicina da UFMS, onde atua nos Programas de Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias e no de Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, principalmente em micoses sistêmicas, paracoccidioidomicose, leishmanioses e aids.

http://lattes.cnpq.br/6109442394375852

 

 

 

James Venturini –  James Venturini é biólogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Realizou estágios de Doutorado-Sanduiche e Pós-Doutorado Junior junto a RWTH-Aachen, Alemanha. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (FAMED/UFMS) e Doenças Tropicais (FMB/UNESP). Possui experiência na área de imunologia das doenças infecciosas e na avaliação imunoterapêutica de novos compostos naturais e sintéticos.

http://lattes.cnpq.br/6087443445790715

 

 

Rivaldo Venâncio da Silva – Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, RS (1982), mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, RJ (1993), doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, RJ (1997) e pós-doutorado em Medicina Tropical com ênfase no estudo das doenças causadas por vírus pela Fundação Oswaldo Cruz, RJ (2007). Professor Titular aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua como Pesquisador Sênior Voluntário. Docente permanente nos cursos de mestrado e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias e mestrado profissional em Saúde da Família, todos da UFMS. É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ. Atuou como docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (doutorado) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (09/2007 a 02/2010). É especialista concursado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Escritório Regional de Mato Grosso do Sul. Foi responsável técnico pelo Escritório da Fundação Oswaldo Cruz em Mato Grosso do Sul de junho de 2008 a dezembro de 2016. Desde julho de 2017 responde pela Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Membro dos Grupos Assessores Técnicos para Dengue e para Chikungunya da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Presidente da Regional de Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, de março de 2011 a fevereiro de 2014, tendo sido presidente do XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado em Campo Grande (MS), em agosto de 2013. Juntamente com Denise Valle e Denise Nachif Pimenta é organizador do livro Dengue – Teorias e Práticas, publicado pela Editora Fiocruz (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensaios clínicos de Fase 3 para vacinas, epidemiologia, doenças transmitidas por vetores, especialmente dengue, zika, chikungunya e leishmanioses, bem como em doenças sexualmente transmissíveis.

http://lattes.cnpq.br/2378892964036544

Júlio Henrique Rosa Croda – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health; e Especialista em C&T Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Mato Grosso do Sul. Foi coordenador do curso de medicina e coordenador da residência médica em clínica médica entre 2009 e 2010, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde de 2011 a 2014 e Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD de 2015 a 2017. Atualmente é coordenador Adjunto da área de medicina II do CAPES. Foi diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde de 2019 a 2020. Tem experiência na área de Medicina e Vigilância das doenças transmissíveis e desenvolve projetos de pesquisas na área de tuberculose em populações privadas de liberdade, arboviroses e COVID-19.

http://lattes.cnpq.br/8158006454100275

 

Márcia Melhem – Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, especialização, mestrado e doutorado em Saúde Pública, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente, professor visitante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS) e pesquisador voluntário do Núcleo de Micologia do Instituto Adolfo Lutz, Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria da Saúde (CCD-SES). Docente dos Programas de Pós-Graduação em: Doenças Infecciosas e Parasitárias (FAMED-UFMS) e Ciências (CCD-SES). Atua nos seguintes temas: epidemiologia e diagnóstico de doenças fúngicas, mecanismos de ação e resistência a fármacos antifúngicos e desenvolvimento de novos fármacos antimicóticos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/2132609720093419

 

 Rinaldo Poncio Tietê Mendes – Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu-FCMBB (atualmente Universidade Estadual Paulista) em 1968, doutorado em Farmacologia pela FCMBB (1972), especialização em Doenças Tropicais pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo em 1982, livre docência em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP em 1985, Professor Adjunto pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP em 1985, Professor Titular da Disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP em 1993. Atualmente é Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP e coordenador do Grupo de Pesquisa em Micoses Sistêmicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, oficializado pelo CNPQ e Pesquisador visitante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente em micoses sistêmicas, em especial, paracoccidioidomicose. Na área de extensão universitária, atuou durante 17 anos no Campus Avançado de Humaitá (AM), desenvolvendo atividades assistenciais e de pesquisa, tendo sido coordenador de todo o Programa por duas vezes e da Área de Saúde durante todo esse período. Atualmente desenvolve Projeto ligado à Rede Nacional Leopoldo Demeis de Educação e Ciência – Novos Talentos da Rede Pública, em que a Universidade, através de docentes e alunos de pós-graduação, interagem com o Ensino Básico de escolas Públicas.

http://lattes.cnpq.br/7804239335313708

Ana Rita Coimbra Motta de Castro – Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2000), doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lider de grupo de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz Unidade Mato Grosso do Sul. Bolsista de produtividade CNPq nivel 2. Tem experiência na área de Imunologia clínica, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Hepatites virais, populações em situação de elevada vulnerabilidade, HIV/Aids e HTLV.

http://lattes.cnpq.br/7268417031126615

 

Sandra Maria do Valle  Leone de Oliveira  – Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004).Pós Doutorado na Fiocruz Brasilia em Politicas Informadas por evidência (2020) e MBA em Avaliação de Tecnologias e economia da saúde pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (2019). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Coordena o Núcleo de Evidência (NEv) da Faculdade de Medicina em cooperação com HUMAP-EBSHER, FIOCRUZ, UEMS. Docente permanente da Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitarias ( conceito 5 CAPES) e do Mestrado Profissional em saúde da família da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e colaborador no Mestrado Profissional em Rede para médicos da FIOCRUZ- RJ. Colaborador em projetos de pesquisa e organização de cursos a distância da Fundação Oswaldo Cruz – Escritório Regional de Mato Grosso do Sul. Tem experiência em educação a distância (EaD).Tem experiência na área de doenças infecciosas (particularmente tuberculose), revisão sistemática, ATS.

http://lattes.cnpq.br/1297707270873907

Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves – Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com a tese: Atuação sobre os Determinantes Sociais da Saúde em uma iniciativa de Campo Grande- MS: Projeto Viva Seu Bairro. Área Temática: Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da Saúde com estágio de doutoramento no exterior na WHO- EUROPE em Veneza, Itália e Murska Subota, Pomurje, Eslovênia. Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2003) e Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987). Docente do Magistério Superior da FAMED – Internato em Saúde Coletiva. Experiência na área de Saúde Coletiva: Políticas públicas de saúde, Promoção da Saúde, Determinantes Sociais da Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Telessaúde,Tuberculose e Arboviroses (projetos em Zika, Dengue e Chikungunia). Atuação em Pesquisas clínicas sobre Tuberculose e Arboviroses, com População Privada de Liberdade e Populações indígenas. Experiência em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Desde 04/2019 exercendo o cargo de Secretária Adjunta de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.

http://lattes.cnpq.br/8870088651921261

Mariana Croda – Possui graduação em Medicina (2003), Residência Médica em Infectologia (2007) e Mestrado em Ciências da Saúde (2011). Atualmente é doutoranda em Saúde Pública pela FIOCRUZ e médica da Faculdade de Medicina da UFMS. Tem experiência em Gestão da Saúde, tendo ocupado a Superintendência do Hospital Universitário da UFGD e a Diretoria de Atenção à Saúde do estado do MS. Além disso já atuou nos campos da saúde indígena, saúde prisional, controle de infecção hospitalar e Segurança do Paciente.

http://lattes.cnpq.br/8787659000836102

 

 

Compartilhe:
Veja também