Saúde da criança e do adolescente foi tema de apresentação na Famed
Aconteceu nesta última semana de junho a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do 4º ano da Disciplina de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA) nas unidades da atenção primária (APS) de Campo reforçando a integração ensino-serviço. Essa disciplina desenvolve seu plano de ensino integrando a atuação dos acadêmicos nos diferentes níveis de atenção à saúde.
A Prof. Dra. Elizete da Rocha Vieira de Barros, docente responsável pelas ações dessa disciplina na APS, ressaltou a importância deste encontro entre a Universidade e o Serviço, que possibilita ao acadêmico uma reflexão sobre este período de inserção na atenção primária, em que os alunos agregam competências para a formação médica a partir olhar de quem vivencia a realidade, possibilitando uma postura crítica e reflexiva, de um futuro profissional atento a realidade do país.
Ao todo foram apresentados 8 relatos de experiência que abordaram temas atuais e de grande interesse para a comunidade, como foi a experiência trazida pelos alunos Dilson Maurer Junior, Fernanda Amariz Yamamoto e Bruna de Andrade Mittelstaedt, que abordaram a “Prevenção da Covid-19 na população pediátrica”, um tema ainda desconhecido pela população que enfoca a abordagem educativa voltada para questionamentos frequentes das mães na Unidade de Saúde da Família.
As alunas Bruna Joffer de Brito e Larissa Taemy Kayano trataram de um tema igualmente relevante em tempos de pandemia, a “Vacinação infantil: O que pensam os usuários de uma Unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS”. Em ambos os trabalhos, houve produção de material educativo, que foi trabalhado na unidade e deve ser incorporado pela equipe nas suas atividades.
O acesso dos usuários aos serviços também foi objeto de reflexão pelos alunos Beatriz Medeiros Gonzaga, Júlia Souza Fideles e Júlio Campos de Brito Figueiredo, preceptorados pela médica Stela Artioli de Moraes Souza, que analisaram a demanda espontânea de uma unidade que opera em uma área de grande vulnerabilidade, comentando o acesso e a organização do processo de trabalho das equipes, principalmente considerando o momento de pandemia.
Experiência de grande relevância para a formação, foi a inserção de acadêmicos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), uma vez que é a primeira vez que alunos são preceptorados por profissionais médicos pediatras do Núcleo. Este é um ganho importante para a formação, pois aproxima o aluno do processo de trabalho na lógica do apoio matricial. A aluna Loysleny Elias França trouxe a contextualização geral explanando sobre “A inserção e atuação da pediatria por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família em uma USF no Município de Campo Grande/MS”, com foco principal nas consultas de puericultura (Preceptoras médicas Ada Letícia Oliveira e Rachel Enne Botelho).
As alunas Livia A. Pedrini e Natália Clemente de Araújo exploraram a atuação deste Núcleo, em instituição da área de adscrição da unidade de saúde, destinada a crianças que tiveram seus direitos violados. Os acadêmicos Carlos Augusto Aratani, Lilian Faria de Castro e Laura Cristina F. de Miranda refletiram sobre a “Atuação conjunta da Equipe de Saúde da Família e NASF na investigação de baixa estatura escolar em uma Unidade de Saúde da Família (USF)”.
A Coordenadora NASF Campo Grande, Alana Galeano, teceu considerações sobre a importância do médico pediatra no núcleo, e o processo de trabalho diferenciado que este exerce e que faz a diferença na atenção à saúde das crianças, aumentando a resolutividade das equipes em relação as demandas do território.
Foram tratados também temas específicos da clínica pediátrica, como o trazido pelas alunas Isabella F. S Barcellos Gonçalves e Nathalia Joana G. Gonçalves, que refletiram sobre uma cardiopatia em criança da área da unidade, a “Tetralogia de Fallot: o manejo conjunto da atenção primária e terciária”. Este trabalho trouxe à tona a complexidade dos casos que as equipes lidam nos seus territórios. Nesta mesma concepção, as alunas Thayná de Oliveira Alfredo e Yasmin Fideles Borges discutiram a vivência em unidade básica de saúde do modelo tradicional, trazendo o tema “Puericultura na unidade básica de saúde com foco em erros alimentares e o impacto no crescimento e no desenvolvimento infantil”.
A médica pediatra e preceptora de uma das turmas, Dra. Rosana Acosta do NASF Campo Grande, no final das apresentações, fez um relato sensível sobre sua atuação na APS e seu comprometimento com a medicina, pontuando que a experiência de preceptoria é muito nova para ela e tem sido enriquecedora, e que encontros desta natureza são importantes para a aprendizagem e permitem ganhos tanto para o aluno, como para o profissional médico.
A Dra. Carmen M. Figueiredo, Coordenadora da Disciplina DASCA, observou a pertinência da escolha dos temas da pediatria, aplicadas no cenário da APS, ressaltando que os acadêmicos trataram de questões importantes como vacinação, consulta de puericultura, crianças com vulnerabilidades, alimentação, desenvolvimento pondero estatural, desenvolvimento neuropsicomotor, entre outros, e que esta variedade de temas mostram a integração efetiva entre teoria e prática, fundamental na formação médica.
Participaram da apresentação a Coordenadora do Curso de Medicina – Dra. Ana Lúcia Lyrio, os professores da disciplina DASCA que atuaram como avaliadores (Dra. Débora Marchetti, Dra. Anna Miglioli, Dr. João Cândido, Dra. Carmem Figueiredo e Dra. Elizete Barros), preceptores médicos da SESAU que acompanham os acadêmicos e a Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (SESAU) – Nutricionista Alana Galeano.