Representação Social de Profissionais de Saúde a Respeito do Aborto

Postado por: Anelise da Luz
Evento: Integra UFMS
Data: 06 a 10 de novembro de 2017.
 .
No dia 06 de novembro, o acadêmico do 5º ano de Medicina, Thiago Nascimento, apresentou o trabalho Representação Social de Profissionais de Saúde a Respeito do Aborto no evento Integra UFMS.
 .
A pesquisa objetivou apreender as representações sociais de profissionais de saúde a respeito do aborto. Foi desenvolvida em Campo Grande, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Dados coletados por equipe composta por mestranda, aluno PIBIC e aluna de graduação, sob orientação do Prof. Sebastião Junior Henrique Duarte.

Foi possível identificar sentimentos ambíguos por parte dos profissionais de saúde, diante do abortamento legal, que vão desde a compaixão às mulheres vítimas de violência sexual ou qualquer outra condição que confira o direito ao aborto, ao dilema ético por envolver preceitos de ordem religiosa. O estudo destacou a necessidade de discutir a assistência à mulher que deseja interromper a gestação, na perspectiva de melhorias no acesso aos métodos de planejamento familiar, educação sexual e de enfrentamento da violência sexual.

Redator: Professor Sebastião Junior Henrique Duarte.

Thiago Nascimento, aluno do 5° ano