Administração

Coordenação Administrativa – COAD/FAMEDAo Coordenador Administrativo compete

  1. – assessorar e colaborar com a Direção no planejamento, na execução e na coordenação das atividades de gestão administrativa;
  2. – propor normas e ações que visem à integração entre as atividades de gestão acadêmica e de gestão administrativa na FAMED;
  3. – colaborar na elaboração do plano de gestão da infraestrutura da Faculdade no qual constarão as propostas de uso, de expansão e de manutenção do espaço físico e as propostas de uso, de aquisição e de manutenção de materiais e de equipamentos;
  4. – propor a criação de grupos de trabalho e de comissões para desenvolvimento de atividades no âmbito da Faculdade; e
  5. – realizar controle patrimonial da FAMED.

Coordenação de Gestão Acadêmica – COAC/FAMEDAo Coordenador de Gestão Acadêmica compete

  1. – colaborar com a Direção da Unidade da Administração Setorial na elaboração do plano de capacitação de docentes, o qual deve obedecer às diretrizes e às prioridades da política de capacitação docente da UFMS;
  2. – elaborar, ouvidos os Coordenadores de Curso, a proposta de lista de oferta das disciplinas lotadas na Faculdade;
  3. – elaborar a proposta de distribuição de encargos docentes da Faculdade, correspondentes às cargas horárias contratuais;
  4. – elaborar, com base na distribuição de encargos docentes, proposta de contratação de docentes para atender as necessidades dos cursos;
  5. – elaborar o plano de uso do espaço físico para as aulas teóricas e práticas das disciplinas lotadas na Faculdade;
  6. – propor a criação de grupos de trabalho e de comissões para desenvolvimento de atividades no âmbito da FAMED;
  7. – divulgar e orientar os docentes quanto às diretrizes e às normas relacionadas à área acadêmica;
  8. – encaminhar ao Conselho de Faculdade o plano de gestão de servidores para a execução das atividades acadêmicas desenvolvidas pela Faculdade de Medicina;
  9. – divulgar as informações referentes à pesquisa, ao ensino e à extensão, desenvolvidas na Faculdade; e
  10. – colaborar com a Direção na organização, na harmonização e na integração dos programas das disciplinas e dos planos de ensino.

Secretaria de Apoio Pedagógico – SAP/FAMED

Responsável pela execução das atividades de apoio administrativo pertinentes à Coordenação e Colegiado de Curso.

Secretaria Acadêmica – SECAC/FAMED

Responsável pela orientação, acompanhamento e execução das atividades de controle escolar, bem como de apoio à administração acadêmica e à Coordenação de Gestão Acadêmica.

Comissão de Estágio – COE/FAMED

Responsável pelos trâmites administrativos que envolvem as atividades de estágios obrigatórios (Internatos 5° e 6° ano) e não obrigatórios realizados pelos acadêmicos de medicina.

Setor de Projetos

Foi implantado em 2013 o Setor de Projetos da FAMED, com o objetivo de oferecer acompanhamento e assessoria na elaboração e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A implantação do setor permitiu que a Faculdade pudesse acompanhar mais de perto as ações de extensão, dando oportunidade para identificar melhor os desafios e dificuldades encontrados pela unidade no campo da extensão.

A organização acadêmico-administrativa no âmbito da UFMS encontra-se descrita no Manual de Competências UFMS 2017. Disponível pelo link: https://www.ufms.br/manual-de-competencias/

O controle acadêmico encontra-se atualmente informatizado e disponibilizado aos professores e às Coordenações de cada curso de graduação. O acesso ao Sistema de Controle Acadêmico e Docente (Siscad) funciona como um diário eletrônico com senha própria e acesso através de qualquer computador ligado à Internet. Nele, os professores lançam o plano de ensino de cada disciplina, o calendário de aulas, ausências e presenças, o critério e fórmula de cálculo das diferentes avaliações e o lançamento de notas e conteúdos.

O sistema (Siscad) permite a impressão de listas de chamada ou de assinatura na forma do diário convencional, o quadro de notas parcial ou final do período letivo e a ata final, com a devida emissão do comprovante, é enviada eletronicamente para a Divisão de Controle Escolar (Dice), divisão subordina à Coordenadoria de Administração Acadêmica(CAA), vinculada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), responsável pela orientação e acompanhamento das atividades de controle acadêmico, como execução do controle e a manutenção do sistema de controle acadêmico, conferência dos processos de prováveis formandos e autorização da colação de grau.

Havendo diligências no processo de colação como falta de integralização curricular, ou pendência em relação às obrigações do acadêmico perante à instituição, o processo volta para a Secretaria Acadêmica (Secac) de origem , que é responsável por preparar os documentos para cerimônia de colação de grau, não havendo pendências em relação às suas obrigações perante a instituição. A mesma ata é impressa e, depois de assinada, é arquivada fisicamente para eventual posterior comprovação.

A Coordenação de Curso tem acesso a qualquer tempo aos dados das disciplinas, permitindo um amplo acompanhamento do desenvolvimento e rendimento dos acadêmicos do curso, por meio dos seguintes relatórios:

  • Acadêmicos por situação atual;

  • Acadêmicos que estiveram matriculados no período informado;

  • Histórico Escolar do acadêmico em todo o curso ou no período letivo atual;

  • Relação dos acadêmicos por disciplina;

  • Relação dos endereços residenciais, título eleitoral e demais dados cadastrais dos acadêmicos;

  • Relação dos acadêmicos com respectivo desempenho no curso comparando seu desempenho individual com a média geral do curso.

Foi disponibilizado ainda neste Sistema, um programa específico para verificação da carga horária cumprida pelos acadêmicos dos cursos avaliados pelo Enade, com a finalidade de listar os acadêmicos habilitados, das séries iniciais e da última, conforme a Portaria MEC de cada ano que regulamenta a sua aplicação.

No âmbito das Unidades Setoriais os cursos de graduação da UFMS contam com o apoio das Secretarias Acadêmicas, que realizam o controle acadêmico, emissão de  históricos escolares, documentos acadêmicos e outros assuntos pertinentes.

As atividades de apoio administrativo pertinentes às coordenações de curso são executadas pela Secretaria de Apoio Pedagógico, dentre elas organizar e executar as atividades de apoio administrativo necessários as reuniões dos colegiados de curso, providenciar a publicação homologados nas reuniões do colegiado, colaborar na elaboração do horário de aula e ensalamento, auxiliar no lançamento da lista de oferta de disciplinas no Siscad, orientar os coordenadores de curso sobre os candidatos à monitoria.

O planejamento pedagógico do curso, bem como, distribuição de disciplina, aprovação dos planos de ensino, entre outros é realizado pelo colegiado de curso. Além disso, o Colegiado de Curso, bem como a coordenação acompanha o desenvolvimento do PPC para que todas as componentes curriculares sejam atendidas.