Oficina de Habilidades Sociais traz impactos para a saúde mental dos acadêmicos de Medicina
Acadêmicos de Medicina da UFMS relataram sentir diversos benefícios físicos e emocionais após participarem de uma oficina de Habilidades Sociais. Segundo avaliação final do projeto, os estudantes notaram melhoras especialmente no que se refere a lidar com situações que afetavam a sua saúde mental.
“Aprendi a identificar sinais corporais de ansiedade que surgem em momentos específicos”.
“Aprendi a ter mais autocontrole e agir de forma assertiva”.
“Técnicas de comunicação, respiração e identificação de sinais de ansiedade”.
“Me ajudou a controlar minha ansiedade e a ser mais corajosa”.
“Me trouxe ensinamentos que vou levar para a vida toda”.
Estes foram alguns dos relatos dos participantes do projeto de ensino “Oficina de Habilidades Sociais: abordando as relações no contexto da vida universitária em Medicina”.
O objetivo desse projeto foi realizar o treinamento de habilidades sociais para estudantes do curso de Medicina, a fim de promover sua integração ao contexto universitário e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
Composta por 09 encontros semanais, com duração de 90-120min, a oficina de habilidades buscou trabalhar os comportamentos sociais no contexto acadêmico. Assim, a partir da identificação do repertório de habilidades sociais de cada estudante, realizada no primeiro encontro, fez-se o planejamento dos temas e das atividades que foram desenvolvidas no período de outubro a dezembro.
Como explica a psicóloga, Ceres Maria Mota Duarte, coordenadora do Instituto de Terapia Cognitiva Comportamental (ITCC) de Campo Grande/MS, a qual orientou todo esse trabalho:
“Sabemos que o processo de adaptação a Universidade vem sendo estudado de maneira substancial tanto no âmbito nacional como internacional. Nesse contexto o desenvolvimento da oficina de habilidades sociais traz significativas contribuições sendo visto como recurso facilitador de uma adaptação mais segura. Da mesma forma ter conhecimentos acerca dos comportamentos sociais auxilia o indivíduo nos vários contextos sociais, sobretudo no acadêmico, favorecendo a facilitando suas relações interpessoais”.
Em relação à formação acadêmica, de maneira especial, muitos participantes sinalizaram o desenvolvimento da habilidade de comunicação:
“Acredito que minha habilidade de falar em público tenderá a aumentar nos próximos anos, graças, em parte, à oficina”
“A segurança na fala é algo essencial na Medicina e as oficinas me ajudaram muito nisso!”
“Habilidades de interação com o próximo”
Ao contrário do que muitos pensam, as habilidades sociais podem e devem ser desenvolvidas ao longo da formação acadêmica, explica a coordenadora do Setor de Orientação ao Estudante de Medicina (SOEMED) e professora da FAMED, Rosimeire Aparecida Manoel Seixas.
Todavia, a professora complementa que esse é um conteúdo pouco abordado nos cursos de graduação. Diante disso, alguns estudantes sugeriram outros temas a serem trabalhados nesse tipo de projeto, como comunicação não-verbal, relação médico-paciente, identidade, autoconhecimento entre outros.
“Indicaria para todos, inclusive gostaria de sugerir que a realização de um semestre de oficina fosse incluída na grade curricular no início do curso”.
Cabe lembrar que esse projeto faz parte da parceria entre o SOEMED/FAMED e o ITCC, que já existe desde 2016. Contou ainda com a coordenação das pós-graduandas do ITCC, as psicólogas Silvia Maria Santos Martins, Ligia Viviane Gomes da S. Barbosa, Sandra Regina Gobato e Isabela Grechi Soares, a participação dos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FACH/UFMS), Antonio Pereira da Cruz Junior, Milene de Freitas Cicigliano e Rafaela Teodoro Alves, e o acompanhamento da Técnica em Assuntos Educacionais da FAMED e membro da equipe do SOEMED, Giovanna Kátia Viana Nucci.
Por fim, a coordenadora do SOEMED salienta: “A nossa expectativa era promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de Medicina, de modo que a ampliação do repertório de habilidades interpessoais contribuísse para lidar de maneira adequada com situações de conflitos vivenciados nas relações acadêmicas, podendo com essa aprendizagem diminuir o estresse e a ansiedade decorrentes desse contexto”.
A avaliação dos estudantes sinaliza para os benefícios que esse tipo de trabalho promoveu na saúde mental, bem como para as necessidades de ampliação de mais atividades dessa natureza, tendo em vista o desenvolvimento da formação e a promoção da qualidade de vida acadêmica.
Convém registrar ainda o apoio da coordenadora do curso de Medicina da FAMED, Profa. Débora Thomaz, para a realização desse projeto. Ademais, a parceria entre o SOEMED e o ITCC já existe desde 2016. Por meio desse convênio, o SOEMED, que também conta em sua equipe técnica com a psiquiatra e professora da FAMED, Danusa Céspedes Guizzo Ayache, realiza encaminhamentos para tratamento psicoterápico no ITCC a um custo menor, de acordo com valores da tabela social. Para ter acesso a esse tipo de serviço o acadêmico deve realizar uma triagem no SOEMED.
É importante salientar que essa parceria configura em um recurso relevante para o acesso a ações de cuidado em saúde mental aos nossos acadêmicos, avançando a partir desse ano para o âmbito formativo e de promoção em saúde mental.