50 Anos do Curso de Medicina – FAMED

Postado por: Diogo Watanabe

Caros professores, alunos, funcionários, ex-professores, profissionais formados pela Faculdade de Medicina, ex-funcionários, enfim, todos os sujeitos participantes da história do Curso de Medicina da UFMS. Neste ano, completam-se 50 anos de sua criação e implantação. É uma data histórica que merece comemoração. Convidamos todos a participar!

Foi criado um GRUPO no Facebook com a finalidade de reconstruir a história do nosso Curso de Medicina, pelo resgate de todos os sujeitos e de suas memórias. Pretendemos também planejar as solenidades de comemoração deste aniversário com todos!!! Contamos com a participação ativa de todos, tanto para aumentar o número de contatos (adicionem e convidem todos que lembrarem), como com o envio de fotos, documentos, relatos marcantes, dentre outras inúmeras possibilidades de reconstrução da história da qual também fazemos parte!

Wilson Ayach

 

OS PRIMEIROS MÉDICOS GRADUADOS EM CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – TURMA DE 1973

Acadêmico E. Barsanulfo Pereira

O Jornal “Correio do Estado” de 21 de dezembro de 1973, em sua página 2, traz a seguinte manchete: “OS PRIMEIROS MÉDICOS FORMADOS PELA UEMT”. Logo abaixo publica um pequeno texto: “A Universidade Estadual de Mato Grosso formou, este ano, a primeira turma da Faculdade de Medicina. Os doutorandos colaram grau na noite do dia 18, terça-feira, em solenidade realizada no Teatro Universitário ‘Glauce Rocha’. Hoje, o CORREIO DO ESTADO está mostrando a seus leitores cada um dos formandos, com uma pequena biografia. É a homenagem que prestamos àqueles que seguiram uma carreira nobre, vencendo todas as dificuldades, para poder, no futuro, salvar vidas.” Com a divisão do estado de Mato Grosso a antiga UEMT foi federalizada como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Lei Federal nº 6.674, de 5 de julho de 1.979. Curioso observar que apesar do curso ter preparado seus alunos para exercerem a profissão como médicos generalistas, dos 29 formandos, exceto dois, todos os outros revelaram a pretensão de se tornarem especialistas, o que efetivamente acabou ocorrendo poucos anos após a graduação.

Turma
Dr. Delmiro Pedrosa

Paraninfo:
Dr. Pedro Pedrossian

Patrono:
Dr. João Pereira da Rosa

Orador da Turma:
E. Barsanulfo Pereira

Fonte: <http://www.academiademedicinams.org.br/historia_medicina_cg…, acesso em 15 de junho de 2018>

Turma de 75:

Turma de 77:

Turma de 78:

Turma de 79:

Turma de 80:

Turma de 83:

Turma de 84:

Turma de 87:

Turma de 89:

Turma de 91:

Turma de 93:

Turma de 94:

Turma de 95:

Turma de 96:

Turma de 97:

Turma de 98:

Turma de 99:

Turma de 00:

Turma de 01:

Turma de 02:

Turma de 04:

Turma de 05:

Turma de 06:

Turma de 07:

Turma de 09:

Turma de 11:

Turma de 12:

Turma de 13:

Turma de 15: