Secretaria Acadêmica (SECAC/FAMED)

SECRETÁRIA ACADÊMICA: Tathiana Faria Miyashiro Ferreira.

 

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE: É a unidade responsável pela orientação, acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

 

UNIDADE DE SUBORDINAÇÃO: COAC/FAMED

 

COMPETÊNCIAS:

  • Controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
  • Promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;
  • Providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
  • Executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;
  • Orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
  • Viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;
  • Divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
  • Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
  • Colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
  • Proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
  • Orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
  • Encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
  • Executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
  • Executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
  • Orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;
  • Acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
  • Preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
  • Instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los à Coordenadoria de Administração Acadêmica;
  • Encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
  • Emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

 

CONTATO: (67) 3345-7223 / secac.famed@ufms.br